Com mais de 42 mil profissionais graduados, a clínica médica representa cerca de 11% dos médicos especialistas no Brasil. O médico desta área é responsável pela atenção básica de pacientes e pode atuar tanto em clínicas médicas particulares quanto em centros médicos, como é o caso de hospitais. O Serviço de Clínica Médica contempla a especialidade chamada Medicina Interna, popularmente conhecida como “clínica geral”. O estudante de Medicina, ao terminar sua graduação é chamado de clínico geral. Porém, rinoplastia osso nasal precisa ingressar em uma pós graduação ou residência médica com duração de dois anos, pelo menos, para receber a titulação em Medicina Interna.

- A oncologia é uma disciplina complexa e interessante, de muita importância no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer.
- O profissional é responsável pela avaliação da pessoa de maneira completa e é capacitado a resolver a maior parte das patologias, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista ideal, caso seja necessário.
- A tecnologia é uma importante aliada na disponibilidade de múltiplos serviços de saúde.
- Mas você sabia que há outras áreas dentro deste campo de atuação que você pode explorar?
- Além disso, o Serviço conta com um geriatra com formação em cuidados paliativos, que presta assistência aos pacientes além de também orientar os médicos residentes.
Há muita ambiguidade entre os termos clínico, clínico geral e até mesmo médico. Quando se diz que um médico é clínico pode-se referir ao seu método, ou à ideia de clínico geral, sem especialização. Ao longo da história, com avanço do conhecimento, a Medicina, a Clínica, sofre progressiva especialização. O papel do clínico na rede ambulatorial é impreciso, o que, desorganiza os cuidados, com excessivas fragmentação e simplificação.
Por Que Ser Um Clínico Geral?

A procura pelos médicos dessa área também tem aumentado devido ao índice crescente de problemas metabólicos e quadros como obesidade, diabetes, colesterol elevado, doenças da tireoide, entre outros. Especialidades médicas consistem em ramos da medicina que se concentram no estudo e tratamento de grupos de pacientes, doenças, habilidades ou filosofia. É preciso fazer o curso de bacharelado em Medicina, de cerca de 6 anos, para se tornar médico.
Especialista Em Patologia Clínica/medicina Laboratorial
Sem dúvidas, a Medicina é uma profissão necessária, promissora e valorizada. Da mesma forma, qualquer caminho profissional pode levar você ao sucesso. O ponto determinante não é o curso escolhido, e sim a sua dedicação durante toda a jornada. Quem segue essa profissão encontra espaço em consultórios particulares, clínicas odontológicas, hospitais, UBS, área de perícia etc. Alguns exemplos de áreas específicas de atuação são Ortodontia, Odontopediatria, Periodontia, Implantodontia, Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial.
Médicos
O especialista é responsável por investigar, diagnosticar e tratar os distúrbios do sangue, sejam eles benignos ou malignos do ponto de vista patológico, e por todos os procedimentos relacionados à transfusão de sangue. Realiza o diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho gastrointestinal, vias biliares e o pâncreas, a partir de imagens geradas a partir do videoendoscópio. Guia de Saúde na Região Sul Fluminense que se dedica ao estudo e das glândulas endócrinas, suas doenças e suas funções.
